domingo, 3 de agosto de 2014

ANALISE: GRAN TURISMO 6


INTRODUÇÃO

Há 15 anos, "Gran Turismo" chegou a um mercado carente de jogos de simulação de corrida, mas ao mesmo tempo sendo simples o suficiente para qualquer um entender como chegar ao pódio. Enfim, a série chega à sexta edição mantendo tradição que a tornou referência no gênero e incorpora boas novidades que os fãs esperam há anos.

"Gran Turismo 6" é um jogo que se mostra com números gigantescos: são mais de 1200 carros, uma lista que vai além de 50 montadoras, cerca de 37 pistas diferentes e mais de 100 variações de traçados. A quantidade de tipos de eventos também é sem precedentes, do kart ao rally, do turismo à Formula 1. Esse é o jogo que reúne em um único disco todos os tipos de corrida que você poderia encontrar em jogos separados, garantindo uma longa vida útil até, a inevitável chegada de seu sucessor no PlayStation 4.

PONTOS POSITIVOS

  • Gráficos maravilhosos
  • "Gran Turismo 6" é o jogo de corrida mais bonito do PlayStation 3. Sei que essa é uma afirmação forte e até ousada, mas ela é sustentada pelas imagens do jogo rodando a 60 quadros por segundo. Em raras ocasiões você nota algumas quedas, mas elas são raras e quando acontecem é que algo muito errado está acontecendo – como um engarrafamento por causa de uma batida.

    Todos os 1200 carros possuem visão interna e o mais incrível é ver que a Polyphony Digital não esqueceu de detalhes como a iluminação do sol no painel, sujeira no vidro do carro e outros detalhes mínimos, quase assustadores.

    Faça o teste. Jogue uma partida e depois deixe alguém desavisado assistir ao replay - as pessoas vão confundir com uma corrida de verdade. O modo de fotografia é muito completo e faz imagens fantásticas, as vezes tão belas que poderiam figurar uma capa de revista de automóveis.Não é exagero, é "Gran Turismo 6" mostrando todo o poder do PlayStation 3.

    Algumas coisas, como árvores e pessoas que parecem de papelão, ainda são bem perceptíveis, mas isso não é suficiente para incomodar demais.
  • Novidades substanciais
  • "Gran Turismo 6" traz uma série de novidades na simulação dos pneus, na aerodinâmica e suspensão dos carros e, mesmo assim, o jogo continua com a jogabilidade afiada e eficaz de sempre. Claro, tem gente que não gosta de apertar o botão X ou levantar a alavanca para acelerar, mas você pode ajustar da forma que melhor entender no menu de configurações.

    Agora o desnível nas pistas é mais perceptível no controle e influencia o desgaste dos pneus em corridas de longa duração. A mudança de clima e da hora do dia é uma das coisas mais legais que foram adicionadas no game, principalmente em circuitos como o de Nürburgring, que possuem poucos pontos de iluminação na pista, dessa forma, o desafio não é apenas ultrapassar o carro em sua frente, mas também de manter a alta velocidade.

    A variação climática clima é um dos sistemas mais perfeccionistas vistos no mundo dos videogames - até então, um dos games que mais se aproximava desse nível de detalhes era PGR 3", no início de vida do Xbox 360. Porém, diferente do game da concorrência, aqui a variação é real, pois ela muda conforme a duração da disputa, deixando o game mais próximo da realidade.

    Mesmo com todas essas mudanças, "Gran Turismo 6" é um jogo que dá a sensação de ter se mantido com seus sistemas antigos. E talvez esse seja seu grande trunfo.
  • Variedade de carros
  • Que fique bem claro: nenhum jogo de corrida atual possui tantos carros quanto "Gran Turismo 6". Ferrari, Mercedes-Benz, Bugatti, Lotus... provavelmente o seu carro favorito estará lá na lista (ou talvez não, já que a Porshe novamente ficou de fora). De acordo com a lista oficial, são exatos 1207 carros na lista para os colecionistas.

    Alguns desses carros aparecem primeiro em "GT6", como o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo. Outros sonhos de consumo, como o Bugatti Veyron e Pagani Huayra, custarão algumas horas de jogo para entrar em sua garagem – mas valem cada minuto gasto.

    Para os apressadinhos, o game tem um evento chamado 'The Goodwood Festival of Speed', onde você pode pode testar alguns dos possantes mais famosos mais famosos antes de gastar uma pequena fortuna. Imagine gastar mais de 20 milhões de créditos em um Gran Turismo Red Bull X2010 e não gostar dele na pista.

    Talvez o ponto positivo mais proeminente de "Gran Turismo 6" seja uma faca de dois gumes já que muitos desses carros são "repetidos". Afinal, poucos conseguem ver diferenças significativas entre o Nissan Skyline GT-R (R32) '89 e o Nissan Skyline GT-R (R32) '91 e até mesmo o Nissan Skyline GT-R (R33) '95. A lista de Skylines passa dos 50 modelos, um exagero desnecessário para a maioria dos jogadores. Mesmo assim, é melhor sobrar do que faltar, como acontece em certos jogos.
  • Número de pistas
  • Outro grande número: 37 pistas com mais de 100 variações de traçados. Esse número é expandido se você pensar em sub-variações, como mudar a hora da corrida e o clima. Essa quantidade de traçados é simplesmente sem precedentes.

    Cada pista é retratada com um nível de detalhes que dificilmente você veria em um jogo de PlayStation 3 - talvez, no máximo, em "GT5". As pistas que aparecem em outros games da mesma geração de consoles, como Laguna Seca Raceway e Silverstone, são mais bonitas em "GT6", sem sombra de dúvida.

    O jogo fica mais completo com provas de rally, pistas de terra e neve, provas de kart e até mesmo Fórmula 1. Apesar dessa última não ter os carros oficiais da categoria, estão lá as pistas e até mesmo provas de longa duração em circuitos como Silverstone, Spa-Francorchamps e Suzuka.

    A variedade mescla bem os circuitos originais, criados pela Polyphony, com traçados do mundo real. Mesmo com tanta variedade, algumas pistas como a de Nova York, uma das principais de "GT4", fazem muita falta.
  • Mais simples, mas não casual
  • O sistema de progressão da série foi profundamente alterado. Nos jogos anteriores era necessário passar por provas de direção antes de partir para as corridas. Agora em "GT6" você passa por uma prova que tenta passar os sistemas gerais do game e depois você pode partir para algumas provas antes de tirar as cartas.

    Mesmo o processo de cartas foi simplificado, antes era necessário passar por diversas provas para pegar o certificado (eram 10 missões em "GT5"), agora são apenas cinco lições e elas estão bem mais fáceis de conseguir o troféu de ouro – algo quase impossível nos games anteriores.

    Por outro lado, "Gran Turismo 6" não é um jogo sisudo e tem seus momentos de descontração, como a missões Pausa Para o Café e as tomadas de tempo na Lua. Esses momentos de descontração são divertidos e essenciais para manter você se divertindo, saindo um pouco do clima de seriedade que domina boa parte do game.
  • Online
  • O modo online é um aspecto que a Polyphony está melhorando aos poucos e, mesmo não sendo o game mais diversificado nesse quesito, é possível ver que muitas coisas foram melhoradas e estão mais divertidas.

    As missões para tirar carta, por exemplo, comparam seu resultado com o de amigos, criando uma competição não oficial em busca do melhor tempo. No modo multiplayer online existem diversas opções para escolher o tipo de corrida que você quer jogar e criar um lobby para atender as suas definições.

    Ainda assim, faz falta uma opção como Quick Race, para colocá-lo em uma corrida qualquer rapidamente. Ao menos, a produtora prometeu adicionar esta opção em uma atualização futura.

PONTOS NEGATIVOS

  • Burocrático
  • Se existe uma palavra que resume os problemas de "Gran Turismo 6" é 'burocracia'. Existem diversas barreiras que atrapalham o fluxo do game, como a quantidade excessiva de menus e 'pedágios' desnecessários que poderiam ser esquecidos.

    Os mais visíveis são os que intercalam uma prova e outra. Por exemplo, você escolhe correr na copa Sunday, uma série de três corridas básicas. Ao terminar a prova, diversas opções estão à mão, como o menu de replays e correr novamente, mas a opção para sair está escondida no final de uma lista e o pior é que você não tem uma opção para ir direto para a próxima corrida da série. Para fazer isso você tem que sair da corrida, esperar uma tela de carregamento, escolher a próxima corrida e encarar outra tela de carregamento.

    Esse pedágio se repete pela maioria das provas, exceto nos campeonatos fechados onde existe a opção "Ir para a próxima prova". Poxa, se essa opção estivesse presente em todas as séries, missões e provas de carteira de motorista, você passaria mais tempo jogando e menos tempo esperando.

    Outro exemplo da burocracia: ao correr em uma pista pela primeira vez você será obrigado a esperar um tempo maior de carregamento para que o game faça a instalação daquela pista em seu disco rígido. Porque não dar a opção do jogador fazer a instalação completa do game logo de uma vez? Existem mais exemplos como esses espalhados nos mais diversos lugares do jogo e que poderiam ser simplificados para aumentar o prazer de jogar.
  • Antigos problemas que persistem
  • Alguns problemas antigos continuam a assombrar a série, como o ineficiente sistema de danos, incorporado em "GT5", e o som dos carros, que parecem ser os mesmos desde o primeiro game da série.

    No início, os danos nos carros são puramente estéticos e conforme, você vai adquirindo novas cartas, os carros vão se quebrando mais. Porque não mudar esses sistema para "danos ligados" ou "danos desligados"? Às vezes a impressão é que até mesmo a Polyphony Digital sabe que esses sistemas não são convincentes e tentam deixar isso escondido do jogador.

    Os sons dos carros também incomodam. Alguns têm literalmente o mesmo ronco, outros parecem ser zunidos de liquidificador. Jogue por algumas horas com um Honda S2000 e mude para um Nissan Skyline antigo e tente distinguir o som deles. Simplesmente não dá.

    Esse é o problema de se ter muitos carros. Logo percebemos alguns atalhos que os produtores usaram para chegar a este número absurdo. Às vezes o resultado não é legal.                                                                                                                                                              ---------------------------------------------------------------------------------                                                                                                                
    INTRODUCTION 

    15 years ago, "Gran Turismo" reached an underserved market simulation game race, but at the same time being simple enough for anyone to understand how to reach the podium. Anyway, the series comes to maintaining tradition sixth edition that became a reference in the genre and incorporates good news that fans have been waiting for years. 

    "Gran Turismo 6" is a game that shows with gigantic numbers: there are more than 1,200 cars, a list that goes beyond 50 automakers around 37 different tracks and more than 100 variations of strokes. The number of event types is also unprecedented, kart to rally, Formula 1 to tourism. This is the game that brings together in a single hard all race types that you could find in separate games, ensuring a long service life even the inevitable arrival of his successor on the PlayStation 4. 

    POSITIVE POINTS 

    wonderful graphics 
    'Gran Turismo 6' is the most beautiful racing game PlayStation 3. Know that this is a strong and even bold statement, but it is sustained by the images of the game running at 60 frames per second. On rare occasions you notice some falls, but they are rare and when they happen is that something very wrong is happening - like a traffic jam because of a hit. 

    All 1200 cars have internal vision and the amazing thing is to see that Polyphony Digital did not forget details like the sun lighting the panel, dirt on the car window and other minimum, almost gruesome details. 

    Take the test. Play a game and then let someone unsuspecting watch the replay - people will be confused with a real race. The shooting mode is very thorough and makes great pictures, sometimes so beautiful that could be part of a magazine cover automóveis.Não is overkill, is "Gran Turismo 6" showing all the power of PlayStation 3. 

    Some things, like trees and people seem cardboard, are still quite noticeable, but this is not enough to bother others. 
    substantial News 
    "Gran Turismo 6" brings a lot of buzz in the simulation of tires, aerodynamics and suspension of the car, and even then, the game continues with the sharp and effective gameplay ever. Sure, some people do not like to press the X button or lift the lever to accelerate, but you can adjust the way you better understand the settings menu. 

    Now the gap in the tracks is most noticeable in the control and influence tire wear in endurance races. Climate change and the time of day is one of the coolest things that were added in the game, especially in circuits such as the Nürburgring, which have fewer lighting points on the track, thus the challenge is not only to pass the car in front, but also to maintain high speed. 

    The climate climate change is one of the most perfectionists systems seen in the world of video games -. Hitherto, one of the games that came closest to this level of detail was PGR 3 "in early life of the Xbox 360, however, different from game competition here the variation is real, since it changes as the duration of the race, leaving the game closer to reality. 

    Even with all these changes, "Gran Turismo 6" is a game that gives the feeling of having remained with their old systems. And maybe that is your trump card. 
    Variety of cars 
    Let me be clear: no current run game has many cars as "Gran Turismo 6". Ferrari, Mercedes-Benz, Bugatti, Lotus ... probably his favorite car will be there in the list (or maybe not, since the Porshe again missed out). According to the official list are accurate 1207 cars on the list for collectors. 

    Some of these cars first appear in "GT6" as the Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo. Other dreams of consumption, like the Bugatti Veyron and Pagani Huayra, will cost a few hours of play to get in your garage - but worth every minute spent. 

    For apressadinhos, the game has an event called 'The Goodwood Festival of Speed​​, where you can can test some of the most famous most famous powerful before spending a small fortune. Imagine spending more than 20 million credits in a Gran Turismo Red Bull X2010 and not like it on the track. 

    Perhaps the most prominent positive point of "Gran Turismo 6 'is a double-edged sword since many of these cars are" repeated ". After all, few can see significant differences between the Nissan Skyline GT-R (R32) '89 and the Nissan Skyline GT-R (R32) '91 and even the Nissan Skyline GT-R (R33) '95. The list goes skylines of 50 models, an unnecessary overkill for most players. Still, it's better to have more than lacking, as happens in certain games. 
    Number of slopes 
    The game is more complete with proofs rally, dirt tracks and snow proof kart and even Formula 1. Though the latter does not have official cars category, the clues are there and even long distance events at circuits like Silverstone, Spa-Francorchamps and Suzuka. 
    Another big number: 37 tracks with more than 100 variations of strokes. This number is expanded if you think of sub-variations, such as changing the time of the race and the weather. This amount of strokes is simply unprecedented. 

    Each track is depicted with a level of detail that you hardly see on a PlayStation 3 game - maybe, at most, in "GT5". The tracks that appear in other games of the same generation consoles such as Laguna Seca Raceway and Silverstone are the nicest in "GT6" without a doubt. 


    The variety and blend the original circuits, created by Polyphony, with traces of the real world. Even with so much variety, some clues as New York, one of the main "GT4", are sorely lacking. 
    Simpler, but not casual 
    The progression system the series has been profoundly altered. In previous games it was necessary to pass driving tests before leaving for the races. Now in "GT6" you pass a test that tries to pass the general systems of the game and then you can go for some tests before taking the cards. 

    Even the process of letters was simplified before it was necessary to go through various tests to pick the certificate (they were 10 missions in "GT5"), are now only five lessons and they are much easier to get the gold trophy - something almost impossible in previous games. 

    On the other hand, "Gran Turismo 6" is not a dour game and has its moments of relaxation, such as missions coffee break and takes time on the moon These moments of relaxation and fun are essential to keep you having fun, leaving a bit of the atmosphere of seriousness that dominates much of the game. 
    online 
    The online mode is a feature that Polyphony is improving gradually and, despite not being the most diverse game this regard, you can see that many things have been improved and are more fun. 

    The missions to take letter, for example, compare your results with friends, creating an unofficial competition in search of better weather. In online multiplayer mode, there are several options to choose the type of race you want to play and create a lobby to meet their definitions. 

    Still, fouls an option as Quick Race, to put it in a race any fast. At least, the developer promised to add this option in a future update. 

    NEGATIVE POINTS 

    bureaucratic 
    If there is one word that sums up the problems of 'Gran Turismo 6' is 'bureaucracy'. There are several barriers that hinder the flow of the game, as the excessive amount of unnecessary menus and 'toll' that could be forgotten. 

    The most visible are the proof that interleave and another. For example, you choose to run in the Sunday Cup, a series of three basic races. When you finish the race, several options are at hand, as the menu replays and running again, but the option to exit is hidden at the end of a list and the worst is that you do not have an option to go straight to the next race series. To do this you have to get out of the race, expect a loading screen, choose the next race and face another loading screen. 

    This toll is repeated by most tests, except in closed leagues where there is the "Go to next race" option. Damn, if this option is present in all series, missions and evidence of driver's license, you spend more time playing and less time waiting. 

    Another example of bureaucracy: when running on a track for the first time you will be required to wait a longer loading times for the game to make that track installation on your hard drive. Why not give the option to players with the full installation of the game just once? There are more such examples scattered in various places in the game and could be simplified to enhance the pleasure of playing. 
    Old problems persist 
    Some old problems continue to haunt the series, as the inefficient system damage, embedded in "GT5" and the sound of the cars, which look the same from the first game of the series. 

    Earlier, the damage on the cars are purely aesthetic and as you will acquire new cards, the cars will be breaking more. Why not change these system to "damage connected" or "disconnected damage"? Sometimes the impression is that even Polyphony Digital knows that these systems are not convincing and try to leave it hidden from the player. 

    The sounds of cars too bothered. Some literally have the same husky, others seem to be buzzing blender. Play for a few hours with a Honda S2000 and move to a former Nissan Skyline and try to distinguish their sound. I just can not. 

    This is the problem of having too many cars. We soon realized some shortcuts that producers used to reach this absurd number. Sometimes the result is not legal.

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